sexta-feira, 26 de abril de 2013

José Mario, o novo bispo

 Natural de Unistalda, padre será ordenado como bispo auxiliar em Curitiba, no Paraná


Um religioso com fortes laços com a Região Central vai expandir seus conhecimentos para fora do Estado. O monsenhor José Mário Scalon Angonese, 52 anos, será ordenado bispo auxiliar de Curitiba (PR) em cerimônia aberta à comunidade neste domingo, às 15h30min, na Basílica da Medianeira. Na tarde de ontem, foi realizado um ensaio para a celebração do fim de semana.


O anúncio da ordenação do padre José Mário foi um dos últimos atos de Joseph Ratzinger como Papa Bento 16 antes de sua renúncia, em fevereiro. Natural de Unistalda, Angonese será o terceiro bispo auxiliar da arquidiocese de Curitiba, que conta com 138 paróquias, cerca de 100 a mais que Santa Maria. Dentro de toda a região de cobertura da arquidiocese capital paranaense, o religioso ficará responsável pelo setor norte, que tem 40 paróquias.

– Para somente um bispo, é praticamente impossível atingir todos os locais. Além do bispo titular, já há outros dois. O trabalho que farei será o de ajudar a vencer a demanda, que é muito grande – explica.

Com uma vasta trajetória pela região – foi ordenado padre em Nova Esperança do Sul, e atuou como pároco em Ijuí, Nova Palma e Santa Maria –, o padre nunca tinha visitado o Paraná até então. Um dia após a sua nomeação, ele esteve em Curitiba para conhecer o local que irá residir.

– Mesmo tendo de deixar a família, tenho certeza que será uma experiência acolhedora. Estou muito feliz, animado e esperançoso em poder contribuir com os outros irmãos – conta o padre.

No último dia 6, ele deixou a reitoria do Seminário Maior São João Maria Vianney e a Paróquia da Ressurreição. O padre Bertilo João Morsch foi quem assumiu as duas funções.


Cerimônia de ordenação será transmitida ao vivo


A ordenação do padre, que passará a se chamar dom José Mário, ocorrerá durante a missa na basílica. Mas a celebração será diferenciada, com uso de símbolos próprios do episcopado, como o anel, a mitra e o báculo.

Na ocasião, a unção da cabeça do futuro bispo será feita pelo arcebispo de Curitiba, dom Moacyr José Vitti, que será auxiliado pelo arcebispo de Santa Maria, dom Hélio Adelar Rubert e pelo bispo de Rio Grande, José Mário Stroeder.

Conforme o padre José Mário, 15 pessoas estarão atuando dentro da celebração, que será transmitida ao vivo pela Rede Vida. O religioso se apresenta como bispo auxiliar no dia 9 de maio, às 19h, na Catedral Nossa Senhora da Luz, em Curitiba.

FONTE: Jornal Diário de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário