segunda-feira, 29 de abril de 2013

Ordenação Episcopal do Monsenhor José Mário Angonese


 A Basílica da Medianeira ficou lotada para a ordenação episcopal do monsenhor José Mário Scalon Angonese, que era pároco da paróquia Ressurreição, em Santa Maria, e reitor do Seminário Maior São João Maria Vianey, e agora é bispo auxiliar.

Os católicos santa-marienses foram à celebração para se despedir do padre que também atuou em comunidades de Nova Palma, Nova Esperança do Sul, e em Ijuí, que pertence à Diocese de Cruz Alta. A celebração foi solene, embalada por um coral de mais de 20 vozes e instrumentos como violino, baixo e flauta, e emocionou muitos dos presentes.

O trabalho que dom José Mário tem pela frente é auxiliar o arcebispo de Curitiba, dom Moacyir Vitti, assumindo uma área episcopal que compreende 43 paróquias e quase 1 milhão de habitantes. A responsabilidade que o novo bispo terá justifica a alegria com que os religiosos que vieram da capital do Paraná deram as boas-vindas a dom José.


_ Ser bispo não é uma honra, mas um serviço. E dom José Mário foi escolhido entre os homens para servir aos homens. A região episcopal norte já o aguarda com muita alegria _ disse dom Moacyr.

A leitura da carta de nomeação do monsenhor José Mário como bispo, escrita pelo agora papa emérito Bento 16 deu início aos ritos de ordenação episcopal. Em seguida, o novo bispo foi interrogado por dom Moacyr, sobre a fé e sobre a missão que estava assumindo. Depois disso, ele deitou-se de bruços no chão, com o rosto prostrado, enquanto toda a igreja cantava pedindo a intercessão dos santos sobre ele. Levantando-se e colocando-se de joelhos, dom José Mário aguardou enquanto os cerca de 20 bispos de diferentes dioceses gaúchas e também do Paraná passavam por ele e impunham as mãos sobre sua cabeça.

A celebração seguiu com uma oração durante a qual o livro dos Evangelhos ficou suspenso sobre a cabeça do novo bispo, e a unção com o óleo da Crisma. Esses gestos simbolizam o pedido para que o Espírito Santo guie o trabalho do bispo. Após, dom José Mário recebeu os símbolos episcopais: o anel foi dado por dom Hélio Rubert, arcebispo de Santa Maria, a mitra (chapéu cônico usado por bispos) pelos seminaristas do Seminário Maior São João Maria Vianey, e o báculo (cajado que simboliza que o bispo é o pastor do povo), foi presenteado por familiares. Depois disso, dom José Mário assumiu a presidência da missa.

No final da celebração, o novo bispo falou ao povo, agradecendo pela ajuda que recebeu durante os anos que atuou em Santa Maria e região. Dom José Mário também explicou o lema que escolheu para o seu episcopado: "Eis-me aqui, envia-me":     

_ Sozinho, eu não conseguiria descobrir a minha vocação. Obrigado a todos os que me ajudaram neste caminho. O meu lema é, também, uma provocação aos jovens, pois um bispo a mais é um padre a menos. Quem assumirá o meu lugar?

FONTE: Diário de Santa Maria

Nenhum comentário:

Postar um comentário